quinta-feira, 12 de junho de 2014

Emirates e China Southern sobem no ranking das maiores companhias aéreas do mundo

A Emirates subiu em 2013 a 3ª maior companhia aérea do mundo em tráfego transportado, ponderando o número de passageiros pelas distâncias voadas, subindo uma posição relativamente a 2012, e a China Southern subiu de 8ª a 5ª, de acordo com os dados divulgados pela IATA, que mostram que nas primeiras duas posições mantiveram-se as norte-americanas United e Delta.
O ranking global leva em conta tanto o tráfego doméstico, que é o forte das norte-americanas, que têm três companhias, a Delta, a United e a Souhwest, nos três primeiros lugares, como o tráfego internacional, em que as maiores são a Emirates, a United e a Lufthansa.
Em tráfego internacional, calculado pelo número de passageiros multiplicado pelos quilómetros voados, a Emirates, líder destacada, reforçou no ano passado a liderança, com um crescimento em 15,8%, que compara com um aumento médio das dez maiores em 4,5%.
Além da Emirates só a Ryanair, nº 7, cresceu acima da média, em 6,1%.
A única a ter queda, em 0,2%, foi a Cathay, que baixou de 8ª para 9ª maior.
Depois da Emirates e da Ryanair, os crescimentos mais fortes foram os da Delta, em 3,2%, que subiu de 5ª a 4ª maior, e da KLM, também em 3,2%, que se manteve na 10ª posição.
Em tráfego doméstico, o aumento médio das companhias do Top10 mundial foi de 2,2%, destacando-se os aumentos em 8,1% da China Southern, que subiu de 5ª a 4ª maior do mundo, em 7,6% da Air China, que se manteve na 8ª posição, em 5,5% da norte-americana JetVlue, que se manteve na 9ª posição, em 5,4% da Southwest, que se manteve na 3ª posição, e em 5,1% da US Airways (entretanto já está integrada na nova American), que se manteve na 6ª posição.
O Top10 mundial das companhias em tráfego doméstico foi liderado no ano passado pela norte-americana Delta que, com um crescimento em 1,4%, ultrapassou a United, que teve uma queda em 1,4%.
Em tráfego total, as dez maiores do mundo tiveram um crescimento médio do tráfego em 3,9%, acima do qual estiveram a Emirates, com +15,8%, que assim subiu de 4ª para 3ª, a China Southern, com +9,5%, que subiu de 8ª a 5ª, a Southwest, com +5,4%, que se manteve na 6ª posição, e a British Airways, com +4,7%, que se manteve na 9ª posição.
A única do Top10 a ter queda de tráfego em 2013 foi a líder mundial United, em 0,5%, que assim viu encurtada a distância para a nº 2, Delta, que teve um aumento em 2,2%.
O ranking divulgado pela IATA indica que no Top10 mundial de 2013, , embora com algumas alterações de posições relativamente a 2012, figuram as mesmas companhias, quatro dos Estados Unidos (United, delta, American e Southwest), três da Europa (Lufthansa, Air France e British Airways), uma do Golfo (Emirates), uma da China (China Southern) e uma da Austrália (Qantas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Azul menos jatos embraer E 2 e devolução dos A330neo ! Sera que os A330neo estão indo para a GOL?

  A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta quinta-feira, 23, um  plano de negócios atualizado como parte do seu processo de reestruturação sob Ch...